CONTROLE INTEGRADO

DE PRAGAS

Para controle de insetos rasteiros,

utilizamos diversas técnicas de aplicação de produtos de acordo com o local a ser imunizado. Pode ser pulverização, termonebulização, entre outros.

Para controle de insetos voadores, além da aplicação de produtos, temos a opção de armadilhas luminosas em comodato e pastilhas de feromônio (quando necessário).

Para controle de roedores, utilizamos armadilhas com produtos ou adesivos e serviço de monitoramento semanal, quinzenal ou mensal.

BARATAS

Existem aproximadamente 4.000 diferentes espécies. São insetos muito resistentes que podem sobreviver 45 dias sem comida e 15 dias sem água. Proliferam-se com muita facilidade e vivem aproximadamente 3 anos. Não gostam de luz e por isso se abrigam em caixas,lixeiras e esgotos. Podem provocar problemas de saúde como diarréia, alergias, intoxicação alimentar e infecções.

CUPINS

 

Essas pragas podem causar danos devastadores. Dependendo do local, podem acabar com tudo que for de madeira, papel, celulose etc. Existem dois tipos de cupins: os chamados cupins de madeira seca - os que fazem ninhos em todo tipo de madeira seca e a utilizam como abrigo e alimento, infestando móveis, pisos, entre outros - e os cupins subterrâneos que fazem seus ninhos no solo, onde há umidade ou próximo a algum alimento. Diferentemente dos cupins de madeira seca, essa espécie sai dos ninhos em busca de alimentos. Os meses de agosto a novembro são seu período de reprodução.

FORMIGAS

São insetos que se reproduzem muito rápido. Uma formiga rainha coloca os ovos - que viram larvas, depois pupas até que chegam à fase adulta. As formigas geralmente ficam em lugares onde há alimentos, como a cozinha. E por mais que pareçam inofensivas as formigas também podem transmitir doenças.

ARANHAS

As aranhas são uma das pragas mais temidas dentro das residências. A fim de controlá-las há vários pontos importantes a ressaltar sobre esse aracnídeo. Não espere perfeição no controle de aranhas, elas não são biologicamente receptivas aos agentes químicos devido ao fato de não encostarem suas barrigas no chão. Logo, durante uma pulverização, as aranhas que estão no local morrem na hora, enquanto que, as que entrarem em contato com o residual do produto aplicado apenas morrerão entre 4 e 5 dias após, pois apenas seus pés tocam o inseticida. Como o sistema circulatório das aranhas está na barriga não há uma morte rápida. Então apenas pulverizar o local não garante que todas as aranhas morrerão na hora.

MOSCAS DOMÉSTICAS

Geralmente cinza, entre 4 e 7,5 mm de comprimento e com quatro listras pretas no tórax. Se alimentam de grande variedade de alimentos, incluindo alimentos humanos, alimentos para animais e carcaças, lixo e excrementos.
A fêmea pode colocar um total de cinco a seis lotes de 75 a 100 ovos. No tempo quente, os ovos eclodem em 12 a 24 horas. A vida média de uma mosca doméstica na natureza é de menos de um mês. O corpo das moscas domésticas é coberto com pequenos pêlos que servem como órgãos gustativos. Seus olhos compostos são extremamente complexos: milhares de lentes individuais permitem-lhe um amplo campo de visão.
As moscas domésticas são grandes portadores de doenças. Elas são conhecidas por transferir mais de 100 patógenos, resultando em doenças como febre tifóide, tuberculose, cólera e disenteria. 
O controle das moscas domésticas não é tão fácil como parece. Como elas são insetos voadores, é necessário que pousem no local onde o inseticida foi aplicado para entrar em contato com o mesmo e morrer. Trabalhamos com armadilhas luminosas adesivas que através da luz ultravioleta, atrai as moscas que ficam grudadas no adesivo. Nosso sistema de comodato inclui o empréstimo do equipamento, troca das lâmpadas quando necessário e visitas para controle e troca dos adesivos.

ROEDORES

Existem três tipos de roedores urbanos. O camundongo - com coloração cinza, castanha ou até mesmo branca - gosta de alimentos doces e vive em áreas secas, com pouca umidade, fazem seus ninhos em lugares como gavetas, fogões e armários com papéis. Outro tipo de roedor é o rato de telhado. Seu pelo é cinza a preto e eles constroem seus ninhos em forros de telhados. O último é a ratazana - que pode chegar e medir até 20 cm e que possui coloração castanha. Esse tipo é a pior da espécie, pois vivem em lugares úmidos como esgotos, bueiros e córregos. Pode transmitir doenças como a leptospirose, tifo e até a raiva. Para evitar o aparecimento desses bichos em casa, mantenha lixos fechados e limpe lugares com vestígios de alimentos. O controle de roedores é realizado através de armadilhas e produtos monitorados.